Melasma
Você tem notado o aparecimento de manchas escuras no seu rosto? Se sim, isso pode indicar o surgimento do Melasma.
Definido como uma doença benigna da pele, o Melasma não está relacionado ao câncer de pele. Na realidade, ocorre uma disfunção na produção de melanina, o pigmento que dá cor a nossa pele. Esse desequilíbrio provoca essas temidas manchas escuras, amarronzadas.
Você já deve ter ouvido falar que o Melasma é uma doença de mulheres grávidas. Sim, apesar da gestação não ser a única causa, as alterações hormonais dessa fase levam muitas mulheres a sofrerem com essas manchas castanhas e escuras, principalmente na face, mas que podem aparecer no pescoço, colo e até nos braços.
Além disso, pode estar relacionada a outros fatores, como a exposição ao Sol e calor, realização de tratamentos hormonais e histórico familiar.
É uma doença mais comum nas mulheres do que nos homens. E se você é uma mulher com tom mais escuro de pele, deve ficar atenta, pois as peles que produzem mais melanina estão mais propensas a desenvolver Melasma.
A medicina ainda não desenvolveu a cura para essa doença, mas existem tratamentos muito satisfatórios para clarear essas manchas e manter o equilíbrio da pele.
Existem vários ativos tópicos clareadores já bem estudados e comprovados que são utilizados pelos dermatologistas. A vitamina C tópica e oral é uma grande aliada nessa guerra por seus efeitos antioxidativos. Outros medicamentos orais fotoprotetores e antioxidantes também são prescritos, mas, cuidado, cada caso é um caso.
Agende uma consulta com seu dermatologista para que ele oriente um tratamento individualizado para você.